(11) 3326-3140 | (11) 3228-3377

A instalação de telas metálicas em ambientes que há máquinas ou equipamentos perigosos é essencial e deve ser levado em consideração a fim de garantir a segurança de todos os colaboradores, pois além de evitar possíveis acidentes de trabalho, também tranquiliza a todos para um bom desempenho na empresa.

Muitas vezes, os acidentes de trabalho relacionados ao segmento que possuem equipamentos ou máquinas, acontecem quando os operadores violam as regras básicas na prevenção de acidentes, tais como: desligar a máquina, cortar (bloquear) a energia para que a mesma não volte a ser religada acidentalmente, falta de sinalização/comunicação ou porque a empresa não fez a devida proteção com a tela metálica adequada.

Vale ressaltar, que não são apenas maquinários e equipamentos que devem estar protegidos pelas telas, a área de acesso proibido também deve receber iniciativas para garantir a segurança no trabalho. Em áreas que oferecem risco de vida e potencial de acidentes como transformadores de alta tensão, exposição à produtos químicos, calor excessivo, detritos,dentre outros, devem ser levados em consideração.

Diante desse assunto, foi decretado uma norma que aborda perfeitamente essa situação. Caso você tenha uma empresa e queira se adequar à essas exigências, a fim de que não ocorram acidentes de trabalho na operação, é necessário que você conheça as telas de proteção para NR-12.

Mas, o que é a NR-12?

É uma norma regulamentadora que definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do
trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Segundo a NR-12 – item 12.3 – O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Sendo assim, se você tem uma empresa que se enquadra a essa situação, o
ministério do trabalho exige que todas as máquinas e guarda corpos estejam de acordo para proteção e segurança dos operadores.

Possíveis consequências da não adequação à NR 12

Caso o seu negócio não esteja adequado, é possível que você sofra uma fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Emprego. No decorrer da visita até o local, o fiscal analisa se as exigências da NR 12 estão sendo atendidas conforme às suas diretrizes. Se por acaso for constatado a não adequação à NR 12, ou a qualquer outra norma regulamentadora, o prejuízo pode ser alto. Em alguns casos, os fiscais fazem apenas uma notificação com recomendações, com o propósito de informar e indicar novos prazos para a empresa.

Entretanto, em casos isolados, há fiscais que emitem multas no caso de violações da norma, sendo assim, os valores podem ser altos, podendo chegar a até 50 vezes o valor de referência do equipamento. Mais do que isso, uma mesma máquina está sujeita a receber várias
notificações por inadequação à NR 12, aumentando ainda mais o valor das multas.

Quais são os equipamentos isentos das exigências da NR 12?

De acordo com a NR 12, algumas máquinas e equipamentos não precisam seguir as suas exigências. É o caso daqueles:

  • Movidos ou impulsionados por força humana ou animal;
  • Expostos em museus, feiras e eventos, para fins históricos ou que sejam considerados
    antiguidades e não sejam mais empregados com fins produtivos. Nesses casos, no entanto, é preciso adotar medidas que garantam a preservação da integridade física dos visitantes e expositores;
  • Classificados como eletrodomésticos;
  • Máquinas e equipamentos destinados à exportação.
Procurando por telas de proteção?

Como vocês já notaram, a implementação de telas metálicas é essencial, agora o segundo passo é saber qual o tipo de tela metálica você irá utilizar, as mais usadas são as telas soldadas galvanizadas, porém, nós da Teciam, também podemos oferecer a tela multi ondulada ou tela otis, alambrados e até tecidos metálicos para as proteções físicas.

O segundo passo é definir as distâncias seguras para impedir o acesso às zonas de perigo, acessando o link você encontra uma tabela completa com essa informação e o terceiro passo mais importante é adquirir as telas de proteção para adequação à NR12 com quem mais entende do assunto, nós da Teciam!

Acidentes acontecem, mas quando podemos evitá-los, é preciso que tomemos as medidas necessárias, por isso conte conosco! Garantimos o que há de mais novo e eficiente no mercado, disponibilizamos todas as informações e medidas necessárias quando o assunto é proteção.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, em breve um novo tema sobre o universo de telas e tecidos metálicos!